terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Orações salvistas - opcionais para antes e após a Liturgia das horas


Textos Salvistas
Antes da hora (após o sinal do liturgo reza-se de joelhos)
(quando diante do Santíssimo Sacramento)
Ó Sagrado Banquete,/ de que somos os convivas,/ no qual recebemos o Cristo em comunhão!/ Nele se recorda a sua paixão,/ o nosso coração se enche de graça/ e nos é dado o penhor da glória que há de vir.
V/. Do céu lhes destes o pão. (T.P. Aleluia)
R/. Que contém todo o sabor (T.P. Aleluia)
Oremos. Senhor Jesus Cristo/ neste admirável Sacramento/ nos deixastes o memorial da vossa Paixão./ Dai-nos venerar com tão grande amor/ o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue/ que possamos colher continuamente os frutos da vossa Redenção./ Vós que viveis e reinais para sempre.
R/. Amém.
Início da hora (Vésperas)
Deus vinde em meu auxílio, Senhor socorrei-me sem demora, minha oração suba a Vós como incenso e minhas mãos como oferta da tarde. Demos Glória a Deus Pai onipotente e a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, e ao Espírito que habita em nosso peito, pelos séculos dos séculos. Amém. (Aleluia)
Depois da hora (de joelhos, exceto o ângelus)
Providência Santíssima,/ do Eterno Onipotente / e misericordiosíssimo Deus,/ que tudo tendes providenciado/ e providenciareis para o nosso bem,/ providenciai em todas as nossas necessidades./ Assim creio,/ assim espero,/ seja sempre feita a Vossa Santíssima Vontade./ Amém.
São Miguel Arcanjo,/ defendei-nos no combate,/ sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio!/ Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos;/ e Vós, príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder,/ precipitai no inferno a Satanás/ e a todos os espíritos malignos,/ que andam pelo mundo para perder as almas./ Amém.
V/. São Miguel Arcanjo,
Quem como Deus?
R/. Rogai por nós.
V/. São Gabriel Arcanjo,
Força de Deus.
R/. Rogai por nós.
V/. São Rafael Arcanjo,
Medicina de Deus e protetor dos que viajam.
R/. Rogai por nós.
Santo Anjo do Senhor,/ meu zeloso guardador,/ a ti me confiou a piedade Divina,/ sempre me rege,/ guarda,/ governa,/ e ilumina. Amém.
Pelos fiéis defuntos
V/. Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno.
R/. E brilhe para eles a Vossa luz.
V/. Descansem em paz.
R/. Amém.
Oração pelas vocações salvistas (somente após Vésperas)
Pai Santo, contemplamos os campos prontos para a colheita, por isso obedientes à Palavra do vosso Filho, nós vos suplicamos, concedei à Fraternidade numerosas e santas vocações. Suscitai Senhor, servos e servas de Jesus Salvador, leigos, leigas, religiosos, religiosas e sacerdotes ministeriais, para viver o Louvor de Deus em suas vidas, capazes de pregar o Evangelho e celebrar com esplendor o Mistério Pascal na graça da Efusão do vosso Espírito, e assim trabalhar eficazmente pela santidade de cada pessoa humana para edificar a Igreja. Amém.
Oração a Nossa Senhora de Pentecostes (Somente após Vésperas)
Ó Maria, Filha predileta do Pai,/ Mãe Santíssima do nosso Senhor Jesus Salvador,/ Esposa mística do Espírito Santo, / Nossa Senhora de Pentecostes, /nós nos consagramos ao vosso maternal amor / e vos tomamos como modelo perfeito de louvor a Deus, / de santidade, de espírito missionário e evangelizador. / Vós que no dia de Pentecostes, / junto com os apóstolos, ficastes repleta do inefável dom do Espírito Santo, / ajudai-nos, na efusão do mesmo Espírito / que recebemos no dia do Batismo, / sermos constantemente fiéis ao Senhor. / Amém.
V/. Nossa Senhora de Pentecostes,
R/. Rogai por nós que recorremos a Vós
Oração a São José (Somente após Vésperas)
Ó glorioso São José, / Pai e Protetor das almas virgens, / nosso Pai e Protetor, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus, / que é a mesma inocência, e Maria, a Virgem das virgens: / Nós vos suplicamos e constantemente rogamos, / por Jesus e Maria, / esse dúplice penhor a Vós tão caro, façais que, preservados de toda mancha, / incontaminados no pensamento, / puros de coração e castos de corpo, / sirvamos constantemente a Jesus e Maria, / em uma perfeita castidade. Amém.
V/. São José, nosso pai e protetor,
R/. Rogai por nós.
Angelus ou O Anjo do Senhor
V/. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.R/. E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave-Maria...
V/. Eis aqui a escrava do Senhor.
R/. Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra.
Ave-Maria...
V/. E a Palavra se fez carne.R/. E habitou entre nós.
Ave-Maria...
V/.Rogai por nós Santa Mãe de Deus.R/. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos. Derramai, ó Deus,/ a vossa graça em nossos corações,/ para que conhecendo pela mensagem do Anjo,/ a Encarnação de Cristo, Vosso Filho./ cheguemos, por sua paixão e cruz./ à glória da ressurreição, / pela intercessão da Virgem Maria./ Por Cristo, nosso Senhor./ Amém.
Rainha do Céu (T.P.)
V/. Rainha do céu, alegrai-vos. Aleluia!R/. Pois o Senhor que merecestes trazer em Vosso seio, Aleluia!
V/. Ressuscitou, como disse, Aleluia!R/. Rogai a Deus por nós, Aleluia!
V/. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!
Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo/ com a Ressurreição do Vosso Filho,/ concedei-nos por sua Mãe, a Virgem Maria,/ o júblio da vida eterna./ Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
(Silêncio - ajoelhados)
V. Louvados sejam Jesus e Maria.
R. Para sempre sejam louvados.
Súplica a Nossa Senhora, Rainha dos Anjos
(aos Sábados antes da oração de São Miguel)
Augusta Rainha dos Céus/ e Senhora dos Anjos:/ Vós que desde o princípio/ recebestes de Deus o poder e a missão/ de esmagar a cabeça de Satanás,/ nós Vos pedimos humildemente,/ enviai vossas santas Legiões de Anjos/; para que elas/ sob vosso poder e vossas ordens,/ persigam os infernais espíritos,/ combatendo-os por toda a parte;/ confundam a sua audácia/ e os precipitem nos abismos./ Quem como Deus,/ ó boa, terna e meiga Mãe? Vós sereis sempre o nosso amor e a nossa esperança./ Ó Mãe de Deus,/ enviai vossas santas Legiões de Anjos/ para nos defender e repelir para longe de nós o cruel inimigo./ Santos Anjos e Arcanjos,/ defendei-nos e protegei-nos./ Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário